top of page

Newsletter Laurel Março 2025

Atualizado: 28 de mar.






  1. Aconteceu na Laurel


Boas Vindas aos novos associados

A Laurel recebe com entusiasmo os novos associados, reforçando o compromisso de promover a excelência e a inovação. Juntos, continuamos a elevar o prestígio da criação portuguesa além-fronteiras.


Abreu Advogados

Com escritórios em Lisboa, Porto e Funchal, a Abreu Advogados conta com uma equipa dedicada a assessorar empresas de produção e comercialização de artigos de moda, luxo ou inerentes a lifestyle, em cada fase de crescimento do seu negócio, em matérias de benefícios, distribuição e franchising, fiscalidade e segurança social, imobiliário e retalho, comércio eletrónico, licenciamento, propriedade intelectual e industrial, proteção de dados e cibersegurança, regulatório, comercial e trabalho. A Abreu Advogados é uma sociedade de advogados independente, entre as quatro maiores em Portugal, e conta com mais de 30 anos de experiência no mercado português e é reconhecida pelo ranking The Lawyer European 100 como a 6ª sociedade de advogados full-service com maior crescimento na Europa, 66% em 5 anos.



MS Collection Hotels


A Marca MS Collection apresenta hotéis de 5 estrelas, cuja principal característica é oferecer hotéis boutique com localizações privilegiadas e serviços de excelência. Actualmente localizados em Aveiro e Arouca, dois destinos únicos em Portugal.

O MS Collection Aveiro, parte da Small Luxury Hotels, encontra-se no centro da encantadora "Veneza portuguesa", junto aos canais da Ria. Instalado no histórico Palacete de Valdemouro – antiga residência de um dos mais renomados escritores portugueses Eça de Queiroz – proporciona uma verdadeira viagem no tempo. Aqui, praia e cultura combinam-se harmoniosamente, enriquecendo a experiência com a rota do bacalhau e os emblemáticos doces de ovos.

O hotel MS Collection Arouca, situa-se num mosteiro do século X, no coração de uma pitoresca vila de montanha, a apenas 40 minutos do Porto. O Hotel MS Collection Mosteiro de Arouca é um refúgio que combina a história ao conforto contemporâneo, onde o verdadeiro luxo é o tempo e as experiências que irá vivenciar. Um refúgio perfeito para os amantes do turismo ativo, do descanso e da gastronomia de excelência.




Eventos


Lançamento do Portugal Privé

Projeto de turismo para atrair High Network Individuals a Portugal


Visita Hotel Vermelho Magnifica iniciativa do Hotel Vermelho

1º Almoço JNcQUOI Club e Laurel

Como pode a sociedade civil nos dias de hoje colaborar e aprender com a sociedade militar? Almoço com o Tenente-General – Manuel Fernando Rafael Martins




  1. As marcas são as pessoas


    Vamos conhecer o Pedro Simões Dias



  1. Como define a Sua Marca?

 

A Comporta Perfumes é uma marca de perfumaria de nicho que equilibra sofisticação e autenticidade, criando fragrâncias que contam histórias sobre a Comporta e que despertam emoções. Cada perfume é concebido com um sentido de harmonia, onde a complexidade das composições encontra um ponto de equilíbrio perfeito – para mim, um grande perfume é “balance” -, tornando-as tão distintivas quanto envolventes.

 

Apostamos na qualidade irrepreensível e em tudo o que é verdadeiramente de excelência — sem ostentação, tentando uma elegância subtil e intemporal. Desde a seleção dos ingredientes dos perfumes, aos materiais que os envolvem, até à mestria dos nossos perfumistas, cada pormenor reflete a nossa busca pela excecionalidade. Mais do que perfumes, criamos experiências olfativas memoráveis, onde a tradição e a inovação se cruzam de forma única.

  

 

  1. O que é para Si a Laurel?

Para responder a esta questão, tenho de pensar no percurso passado da Laurel, no presente e no futuro, que é o que me parece mais importante:

- Sendo quase impossível a construção, em Portugal, de uma marca verdadeiramente, global:

(a) A Laurel começou como um sonho de agregar marca portuguesas no universo do Luxo. Julgo que o trabalho efetuado tem sido incrível;

(b) No presente, tentar juntar o mais possível as marcas suas associadas.

(c) O grade desígnio da Laurel, para mim, é o futuro e é o seguinte: vir a ser uma Kering Group ou uma LVMH. Menos do que isto, não teremos sucesso.


 

  1. Uma frase para definir Excelência


Excelência: A busca da perfeição em qualquer coisa que façamos na vida. Luxo: a busca da perfeição a um preço quase insuportável.

 


  1. Biografia

 

Pedro Simões Dias é advogado e colecionador de perfumes. Um dia, decidiu tornar a sua vida um pouco mais complexa, combinando o rigor do Direito com a mais pura forma de perfumaria. Estes mundos podem parecer opostos, mas não são. Especializado em Direito de Autor, adquiriu uma visão privilegiada do ambiente criativo legal, trabalhando de perto com criadores e artistas.

Quando chegou o momento de perseguir este sonho e aceitar este enorme desafio, Pedro Simões Dias procurou os seus perfumistas favoritos, que são também criadores de verdadeiras obras-primas. Juntos, desenvolveram perfumes da mais elevada qualidade – complexos e contemporâneos.

Dentro dos seus vários projetos, destacam-se também as Master Classes, nas quais Pedro Simões Dias partilha o seu conhecimento e paixão pelo mundo dos aromas com outros.


  1. Vamos conhecer a marca Vila Foz Hotel


Com uma localização privilegiada na Foz do Douro e uma vista deslumbrante para o Atlântico, o Vila Foz Hotel & Spa é um refúgio de exclusividade e elegância. Instalado num palacete do século XIX, cuidadosamente restaurado e complementado por um edifício contemporâneo, o hotel preserva a sua identidade histórica enquanto oferece um serviço de excelência. Com 66 quartos e suites de caráter distinto e vistas inspiradoras, proporciona uma experiência onde o charme da arquitetura clássica se funde com o conforto e a modernidade.


O Spa Vila Foz, um santuário de tranquilidade, convida a uma pausa regeneradora com tratamentos exclusivos e rituais revigorantes, inspirados na força do oceano e no equilíbrio do bem-estar holístico.


A oferta gastronómica do grupo Vila Foz distingue-se pela sua diversidade e qualidade. O restaurante Vila Foz, distinguido com uma estrela Michelin, apresenta uma cozinha de autor de elevada distinção, enquanto o Flor de Lis e o Bistrô by Vila Foz, ambos recomendados pelo Guia Michelin, oferecem experiências gastronómicas diferenciadas: o Flor de Lis propõe uma abordagem sazonal e refinada, enquanto o Bistrô by Vila Foz, no Mercado de Matosinhos, inspira-se na frescura do mar para criar pratos autênticos de peixe e marisco. Já a Taglio by Vila Foz, também situada no Mercado de Matosinhos, é uma pizzaria de espírito urbano, ideal para refeições rápidas ou takeaway.

Membro da Design Hotels, o Vila Foz combina tradição e modernidade num conceito onde cada detalhe reflete autenticidade e conforto, criando um ambiente perfeito para experiências memoráveis.


A Laurel celebra o design, a arquitetura e o saber-fazer português, destacando projetos que combinam autenticidade e excelência – uma visão que partilhamos no Vila Foz Hotel & Spa, onde cada espaço conta uma história e cada experiência reflete a arte de bem receber.



  1. O Saber Fazer Português


    Viúva Lamego


Vamos conhecer um Saber Fazer?

O saber-fazer do azulejo Viúva Lamego, uma fábrica com mais de 175 anos de legado e sempre com os olhos postos no futuro.

 

  • No que consiste?

O saber-fazer da Viúva Lamego resulta da experiência acumulada ao longo dos seus mais de 175 anos de história e da grande consistência dos seus processos produtivos, onde a fidelidade a métodos de produção artesanais está de mãos dadas com a inovação. Mas não só: tudo é igualmente fruto da promoção da relação de proximidade entre criadores e artesãos da fábrica, realidade que conduz a uma virtuosa partilha de conhecimento.

Hoje dizemos com orgulho que o que produzimos na fábrica não são só azulejos, mas sim azulejos Viúva Lamego – uma assinatura de peso, imprescindível, e reconhecida no mercado, nacional e internacional.

A mestria da pintura manual, os vidrados profundos e as formas mais arrojadas são fatores que distinguem e caracterizam a produção da Viúva Lamego. Há uma grande preocupação na Viúva Lamego em preservar este legado de conhecimento e passá-lo para as novas gerações. A promoção de residências artísticas na fábrica é disso exemplo: atualmente, todos os meses acolhemos na fábrica criadores de diversos quadrantes artísticos e geografias que querem desenvolver os seus projetos com base no azulejo.

 

  • Marcas que o utilizam?

A versatilidade do azulejo torna-o num material escolhido por arquitetos, designers ou artistas. O azulejo é um material duradouro, capaz de resistir à pressão do clima (chuvas, diferenças de temperatura, exposição solar) e da poluição. A diversidade conseguida com os azulejos vidrados ou azulejos pintados à mão são também fatores distintivos e motivo de escolha para diversas aplicações, seja para projetos de arte pública ou privada, seja para projetos de arquitetura (espaços interiores ou exteriores).

 

  • Vamos conhecer o Artífice

Não descreveria apenas um artífice, já que na produção de cada azulejo estão envolvidas diversas mãos, no sentido literal do termo: do corte do barro à cozedura da chacota na temperatura e no tempo certos, passando pela preparação do vidro com os pigmentos e formulação exata e, ainda, pela vidragem e pintura manual executada pelos mestres da Viúva Lamego.

Esta fábrica-atelier proporciona o encontro de diferentes gerações – temos, inclusive, artesãos que aqui trabalham há mais de quatro décadas, de que é exemplo a Belarmina, que está na fábrica há 45 anos, trabalhando lado a lado com outros colaboradores que estão no início da sua atividade profissional.

Não falamos, por isso, apenas num artífice, mas em toda uma equipa que trabalha de forma articulada e que contribui para que a Viúva Lamego seja, atualmente, uma referência internacional na produção de azulejos, com projetos feitos em mais de 30 países.





  1. Marketing



Storytelling - A Viagem do Herói/ A estrutura de uma história


 Desde os filósofos gregos, que a estrutura das histórias é vista como reflexo da condição humana. Aristóteles, na sua Poética, identificou os elementos essenciais de uma boa narrativa:


Início: introdução à ação

Meio:  Peripeteia (de onde vem a nossa palavra “peripécia”)

Fim:  Catástrofe, no sentido de desfecho dramático


Mostrando como o conflito e a tragédia conduzem à catarsis.


Séculos mais tarde, Joseph Campbell analisou mitos de diversas culturas á volta do mundo  e identificou uma estrutura comum a todas as culturas, no findo contamos sempre o mesmo mito, mudam as circunstâncias e os nomes dos personagens: a Jornada do Herói: uma narrativa cíclica onde o protagonista parte do mundo conhecido, enfrenta provações, sofre derrotas, prepara-se, vence, transforma-se e regressa com um novo saber ou poder.


Essa estrutura foi refinada por Christopher Vogler e tornou-se uma base da escrita contemporânea, sobretudo no cinema, tornando-se regra em Hollywood e também na publicidade.


Ao longo dessa jornada, surgem arquétipos universais: o Mentor, o Guardião do Limiar, o Aliado, o Inimigo, entre outros, que representam forças interiores e exteriores com que todos nos identificamos. São figuras simbólicas que habitam o nosso imaginário coletivo, dando profundidade emocional às histórias.


No fundo, contar uma boa história é fazer ecoar uma verdade ancestral: todos nós somos heróis em busca de sentido, com aventuras, vitórias, derrotas, amizades e inimizades. É nesse espelho que a audiência se reconhece.


Pablo Feron



  1. Inspiração





A campanha “Find Your Greatness” da Nike é uma  lição de marketing. Em vez de destacar características técnicas como a sola, os materiais ou a performance dos ténis, a marca escolheu inspiração e valores: à superação pessoal e à ideia de que a grandeza está ao alcance de todos nós.


A campanha mostra pessoas comuns de diferentes idades, corpos e contextos a desafiarem os seus próprios limites.

O produto quase desaparece, mas a mensagem cria uma ligação emocional indelével: quem calça Nike, acredita que pode ser maior do que os obstáculos à sua frente.


Um paralelismo interessante consiste em usar o exmeplo de um “date” para explicar diferentes fases do marketing.


O que acham que resulta melhor?


Um jantar onde passamos a noite a enumerar as nossas qualidades  ou uma conversa onde partilhamos histórias, emoções e criamos uma ligação genuína?


No marketing, como nos relacionamentos, a conexão nasce da empatia, da escuta e do timing certo.


E se não definirmos e conhecermos bem o nosso público, corremos o risco de convidar para jantar numa churrascaria alguém que afinal… é vegetariano.


Conhecer, entender e respeitar quem está do outro lado é o primeiro passo para qualquer relação que se queira duradoura seja pessoal ou de marca.


 


 
 
 

Comentarios


bottom of page