Lunch & Talk - Laurel - JNcQUOI
"COMO PODE A SOCIEDADE CIVIL NOS DIAS DE HOJE COLABORAR E APRENDER COM A SOCIEDADE MILITAR?"


Horas & Localizaçao
Mar 25, 2025, 12:30 PM – 3:00 PM
Lisboa, Av. da Liberdade 182 184, 1250-146 Lisboa, Portugal
Confirmações
Informações
Estimados Associados
Vamos dar início aos almoços JNcQUOI & Laurel onde estarão presentes os Associados do Club JNcQUOI e Laurel.
Valor por pessoa do menu - 49€ e inclui Couvert, Prato principal, Sobremesa, Copo de vinho e café.
Neste evento da Laurel, exploramos como o mundo empresarial pode aprender com a organização, metodologia, psicologia e resiliência das forças militares, aplicando esses princípios para fortalecer estratégias, liderança e competitividade. Junte-se a este encontro exclusivo, onde discutiremos paralelismos entre setores e a implementação de boas práticas que promovem crescimento sustentável e inovação.
Tenente-General – Manuel Fernando Rafael Martins
O Tenente-General, Piloto Aviador, Manuel Fernando Rafael Martins (63), é natural do Concelho de Sardoal e ingressou na Força Aérea, em janeiro de 1979, e na Academia em 1980.
Concluiu o curso de Pilotagem nos USA, e foi colocado na Base Aérea de Monte Real em 1986 para operar o A-7P Corsair na Esquadra 302 – Falcões. Desempenhou múltiplas funções em voo inclusive Piloto Instrutor, Demonstração de Performance e Comandante de Esquadra. Cursou Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico.
Como Oficial Superior, foi colocado como docente e Diretor dos Cursos de Pilotagem Aeronáutica na Academia da Força Aérea. Em 1996, obteve o grau académico de Mestre em Estratégia, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa, tendo regressado ao voo para o Comando de Esquadra.
Em 1997 é nomeado para a Comissão de Serviço na NATO, na Base Aérea em Geilenkirchen – Alemanha, para voar AWACS/Boeing 707. Durante a qual participou em Operações reais de apoio à Paz, sobre a Bósnia, e Kosovo, e ainda nas operações aéreas sobre Washington e Nova Iorque pós 11 setembro 2001.
Regressa a Portugal em 2002, para a Chefia da Área de Segurança de Voo, na Inspeção-geral da Força Aérea onde permaneceu até 2006, sendo o elemento coordenador da Comissão Central de Investigação (COCINV), e representante nacional “Air Forces Flight Safety Committee – Europe”. Foi qualificado Instrutor de “Crew Resource Management” no Reino Unido, e de “Enqueteur Technique D’Accident D’Aviation” pelo “Institut Français de Securité Aerienne – IFSA”. Passa a exercer também docência na Academia da Força Aérea no domínio da Prevenção e Investigação de Acidentes aéreos.
Ainda como Coronel é Diretor do Curso de Promoção a Oficial Superior da Força Aérea e Comandante da Base Aérea de Beja.
Como oficial general, foi Coordenador para a Área de Ensino de Operações no Instituto Universitário Militar (IUM); Subchefe do Estado Maior da Força Aérea e Chefe de Gabinete da Autoridade Aeronáutica Nacional, até á sua indigitação para Comandante a Academia da Força Aérea, em outubro de 2016.
Promovido a Tenente-General, é Comandante do Pessoal da Força Aérea, e nomeado Secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional, cargo que vem a exercer em regime de acumulação.
Em março de 2019 foi nomeado Comandante do Instituto Universitário Militar, e em novembro de 2020 tomou posse como Vice-Chefe do Estado Maior da Força Aérea.
Em 2022, transitou para a situação de reserva na efetividade de serviço desempenhando, atualmente as funções de Diretor da Direção Histórico-Cultural da Força Aérea.
É condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique no grau de Grande Oficial e com medalhas de Serviços Distintos, Mérito Militar, Mérito Aeronáutico da Força Aérea Portuguesa, Mérito Aeronáutico da Força Aérea Brasileira, Medalhas de Campanha NATO, e Medalha de Comportamento Exemplar. É casado com Esmeralda Martins e tem um filho, Miguel, e uma filha, Laura.
Horários
1 hourAlmoço
1 hour 30 minutesTalk